Browsing by Author "Vieira, Elizabeth Kristine de Jesus"
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- Descodificação da receção dos anúncios publicitários, em diversas plataformas: a abordagem do neuromarketingPublication . Vieira, Elizabeth Kristine de Jesus; Antunes, Ana Cristina Coelho; Diogo, JulienOs últimos anos têm apresentado um crescimento da publicidade online, quer nas possibilidades de formato e de plataforma quer a nível orçamental. Ainda assim, a sua eficácia é um tema controverso. A possibilidade de ir mais além dos métodos tradicionais, no estudo do comportamento do consumidor, através de ferramentas de Neuromarketing levou a um novo leque de investigações a realizar. Por fim, a popularidade e as características intrínsecas do conteúdo em formato vídeo permitiram definir como principal objetivo, estudar quais os efeitos que, a visualização dos anúncios publicitários (em formato vídeo), em diversas plataformas, tem nos processos psicológicos do recetor. Pretendemos examinar na ótica da atenção, através da utilização de eye tracking, o comportamento dos participantes nas diversas plataformas e o impacto dos diversos elementos das plataformas; analisar o processo mnésico aquando o anúncio de um anúncio e de uma marca desconhecida; observar as variações emocionais nos diversos conteúdos exibidos e, analisar a relação entre a atitude relativamente ao anúncio e a atitude relativamente à marca. Para efetivar o estudo foi idealizada uma triangulação de métodos, composta pelo eye tracking, pelo questionário SAM e por um inquérito aos participantes. Os resultados demonstraram que, de um modo geral, independentemente da plataforma, quando convidados a visualizar o anúncio, a atenção recai na maior parte do tempo para esta área; as emoções positivas sentidas ao longo da reprodução têm peso na atitude criada relativamente ao anúncio que, por sua vez, influencia a atitude relativamente à marca; o storytelling do anúncio em estudo foi claro e eficaz a nível da memória, pelo menos a curto prazo, dado que facilmente os participantes relataram a experiência. Embora os objetivos da investigação tenham sido cumpridos na sua generalidade, permitiram fornecer direções para estudos futuros. Nomeadamente, na replica do estudo num ambiente real, com as plataformas em formato mobile e uma amostra mais representativa e/ou outros grupos de interesse. Ou ainda, alternar a ordem dos anúncios e das plataformas entre os participantes, como também, complementar com outros métodos disponíveis no neuromarketing.