Browsing by Author "Videira, Leonor Cristina dos Santos"
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- É importante ter e dar amor a influência da pedagogia inaciana no desenvolvimento de competências sociais em crianças em idade pré-escolarPublication . Videira, Leonor Cristina dos Santos; Rosa, ManuelaO relatório que é doravante apresentado foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, que decorreu num estabelecimento educativo particular, com fins lucrativos, em contexto de jardim de infância. A narrativa desenvolvida constituiu-se como um trabalho reflexivo que transparece a minha prática educativa enquanto educadora-estagiária no decorrer de quinze de semanas de intervenção pedagógica. Ao longo do presente documento, é apresentada ao leitor uma caracterização do contexto que fundamenta as intencionalidades em que se moldou a minha ação educativa. Para além disso, o último capítulo é dedicado a uma reflexão pessoal acerca da construção contínua da profissionalidade de um/a educador/a de infância, face à prática educativa desenvolvida. Este relatório exibe, ainda, uma secção dedicada à apresentação da investigação realizada no mesmo contexto, que se incide, maioritariamente, na matriz disciplinar da Sociologia da Infância, mais concretamente no desenvolvimento de competências sociais em contexto de jardim de infância face às opções pedagógicas com que o estabelecimento se rege. Tendo como objetivo primordial compreender de que forma a Pedagogia Inaciana influência o desenvolvimento de competências sociais em crianças em idade pré-escolar, vivenciei o quotidiano de um grupo de vinte e duas crianças, com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos, o que me permitiu observar de perto as relações e interações estabelecidas entre pares e, consequentemente, a aquisição de competências sociais. Metodologicamente, a investigação centra-se num estudo-caso de natureza qualitativa, tendo-se utilizado diferentes técnicas e instrumento de recolha de dados. Os dados recolhidos e, posteriormente, analisados e interpretados, evidenciam a influência dos pressupostos inacianos no desenvolvimento de competências pessoais humanísticas que se projetam no ato de socialização que, cada um, estabelece com os seus pares. Os resultados deste estudo contribuíram não só para o esclarecimento de fundamentos em torno da problemática geral, como também para o meu crescimento profissional e pessoal.