Browsing by Author "Vidal, Ines Castel-Branco Marques"
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- As famílias no jardim de infância - Uma prática pedagógica assente na construção de uma relaçãoPublication . Vidal, Ines Castel-Branco Marques; Rosa, ManuelaAssumi a posição de estagiária numa sala com vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, uma educadora de infância e uma ajudante de ação educativa, durante o período de25 de setembro de 2017 a 18 de janeiro de 2018, num Jardim de infância público localizadonuma freguesia do concelho de Oeiras. O presente relatório pretende dar a conhecer não só as ideias, as motivações, as intenções pedagógicas e os processos vividos durante a prática profissional supervisionada, como tambémtodo o processo de desenvolvimento e aprendizagem que contribuíram para a construção de um modelo pessoal de intervenção educativa refletido, fundamentado e eticamente situado. Pretende-se ainda apresentar uma investigação que emergiu no decorrer do estágio e que foipromotora de mudanças na prática pedagógica. No processo cíclico e interativo, entre observação e reflexão acerca do envolvimento das famílias no processo educativo dos seus educandos, suscitou um conjunto de questões relativas à temática da relação escola-família. Surgiu, então, a necessidade de desenvolver uma investigação que, recorrendo a um conjunto de estratégias adequadas ao contexto, fomentasse a relação entre o jardim de infância e as famílias. A investigação a que me proponho- as famílias no jardim de infância: uma prática pedagógica assente na construção de uma relação-vai beber às diretrizes da investigação-ação, tendo sido utilizado como técnicas de recolha de informação as fotografias, os questionários, a análise documental, a observação direta e participante e os instrumentos de registo diário, como as reflexões e as notas de campo. A partir dos dados recolhidos e organizados numa matriz categorial, foi possível dar resposta às questões problema definidas e, ainda, propor um conjunto de estratégias que permitiram modificar e adequar alguns aspetos da prática pedagógica, referentes à relação escola-família.