Browsing by Author "Vidal, Diogo David dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel da construção de uma sonoridade individual: o ensino da guitarra jazz em cursos profissionais da zona centro de PortugalPublication . Vidal, Diogo David dos Santos; Pinheiro, RicardoResumo I - Inserido na Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado (EEE), Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), o presente estágio foi efetuado na modalidade de observação no âmbito da classe de Guitarra Jazz, regida pelo professor João Firmino, no Conservatório de Música de Coimbra (EACMC), no ano letivo 2020/2021. Consta, na primeira parte deste relatório, uma caraterização do estabelecimento de ensino que serviu de acolhimento à realização desta prática e uma abordagem à metodologia que este Projeto Educativo dispõe. Facultar-se-á, em segunda instância, uma descrição das práticas educativas observadas e lecionadas, realizada a três alunos de diferentes níveis de ensino. No último capítulo, farei uma reflexão sobre os pontos positivos e negativos da atividade pedagógica desenvolvida. Perante a situação de confinamento social, resultante de um estado de emergência em vigor desde o mês de janeiro de 2021, desenvolveram-se ferramentas pedagógicas alternativas aos métodos convencionais de sistema presencial através da implementação de dois modelos de ensino à distância: os modelos de aula síncrona e assíncrona. Dando uso à plataforma Zoom, o desempenho e operacionalização de tarefas à distância em modo síncrono permitiram uma comunicação centrada na realização de atividades educacionais em tempo real, através da interação direta entre professor e aluno. Por outro lado, o modelo assíncrono privilegiou um trabalho autónomo dos educandos no cumprimento de pequenas tarefas semanais. Esta exposição pretende ser um contributo para uma reflexão conceptual sobre os métodos utilizados no presente ano letivo no âmbito da classe de guitarra do CPJ, assim como também para um mapeamento estilístico e discursivo do ensino profissional de jazz.