Browsing by Author "Vicente, Sara Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Metodologias de trabalho de Vasco Araújo: artes plásticas e cenografiaPublication . Vicente, Sara Rodrigues; Nogueira, Mariana SáO presente relatório tem como propósito retratar os projetos de artes plásticas e cenografia acompanhados no decorrer do estágio curricular com Vasco Araújo, com foco nas metodologias do artista e formas de interseção disciplinar por ele utilizadas. Centra-se nos processos de pesquisa, conceção e produção de Araújo, quer nas suas obras plásticas, quer nos projetos de cenografia para a companhia Cão Solteiro. Para apurar os procedimentos do artista neste contexto, o trabalho parte dos projetos nos quais Araújo esteve envolvido entre setembro de 2020 e março de 2021, sendo dedicado a cada um deles um capítulo: 1 - Pathosformel; 2 - Um oásis ao entardecer; 3 - Heading against the wall; 4 - Azul vermelho Azul manteiga; 5 - trabalho de estúdio. Para cada trabalho, é efetuada uma análise formal e temática, que culmina na descrição das metodologias envolvidas na criação. Ademais, reflete-se neste relatório sobre questões inerentes à prática artística e cenográfica de Vasco Araújo, designadamente enquanto criador português. Nessa medida, cada um dos trabalhos analisados suscita questões acerca da realidade artística nacional, relação entre artista e curador, preponderância da cenografia na dramaturgia dos espetáculos, pontos de comunicação entre metodologias de artes plásticas e cenografia, interdisciplinaridade e modos de exposição. De molde a enquadrar as obras de Vasco Araújo nas práticas de artes plásticas e cenografia contemporâneas, o relatório faz-se acompanhar de entrevistas conduzidas não só junto do artista, mas também de alguns membros da companhia com a qual colabora. A par destes textos, o presente trabalho recorre a registo fotográfico e a documentos de trabalho para refletir a dimensão prática dos projetos. Por fim, e considerando que este relatório decorre de um estágio, procura um posicionamento relativamente às práticas observadas, contribuindo para uma formação metodológica e artística que preconiza, no plano pessoal, a interseção disciplinar e mediática.