Browsing by Author "Ventura, Rita Isabel Ganchas"
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- Comunicação digital do Museu Bordalo PinheiroPublication . Ventura, Rita Isabel Ganchas; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira deA Revolução Tecnológica, o aparecimento da Internet e, sobretudo, a Web 2.0 que surgiu no início do século XXI, permitiram que ocorressem mudanças significativas na relação entre as instituições museológicas e os seus públicos. A comunicação dos museus foi redefinida, portanto, pelo surgimento de uma sociedade em rede e a interatividade concedida pelos meios digitais possibilitou a expansão da arte, estimulando a partilha de coleções e património, ao mesmo tempo que proporcionou uma relação de proximidade e participação dos diversos segmentos de público. Assim sendo, o presente Relatório de Estágio que recorreu a uma abordagem que se centrou nos princípios e procedimentos do modelo etnográfico, teve como propósito principal perceber de que modo o Museu Contemporâneo e, em concreto, o Museu Bordalo Pinheiro, está crescentemente a comunicar com o seu público através de meios digitais. Deste modo, foi essencial compreender através de revisão de literatura a evolução da comunicação nos museus, focando a área digital, assim como, entender o papel de uma comunicação estratégica através da atuação das Relações Públicas no Museu Contemporâneo. Posteriormente, passou-se ao desenvolvimento da análise à comunicação digital do Museu Bordalo Pinheiro, através da realização do estágio, onde se efetuou observação participante em níveis de proximidade e distância, bem como, se participou na atividade comunicacional diária do museu, por meio da apresentação e desenvolvimento de atividades, tendentes ao atenuar de algumas limitações que se foram verificando ao longo do período de estágio. Para além disso, este Relatório de Estágio centrou-se ainda em analisar documentos do museu que estivessem interligados com o objetivo da investigação, em analisar as ferramentas de comunicação do museu, sobretudo, ferramentas digitais e na realização de entrevistas, uma à Direção do museu e outra ao responsável pela sua comunicação. Permitindo assim, que se compreendesse que o museu não exerce uma comunicação digital estratégica, mas sim, uma comunicação digital tática, que apesar das suas limitações é consistente, dinâmica e apelativa.