Browsing by Author "Vasconcelos, Marta Oliveira Almeida Sousa de"
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- Estratégias promotoras de autonomia na aprendizagem da técnica de dança clássica: estudo da sua aplicação em alunos do 3º ano do Ginasiano Escola de DançaPublication . Vasconcelos, Marta Oliveira Almeida Sousa de; Marques, Ana SilvaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, e resultou de um estágio profissional desenvolvido no Ginasiano Escola de Dança, no ano letivo 2016 a 2017. A área de intervenção foi em Técnica de Dança Clássica, numa turma do 3º ano do Ensino Artístico Especializado (correspondente ao 7º ano do ensino geral). Neste estudo pretendeu-se explorar a autonomia na aprendizagem e analisar a sua relação com a motivação intrínseca e aprendizagens significativas. A fundamentação teórica deste estudo teve por base a Teoria da Autodeterminação, desenvolvida por Edward Deci e Richard Ryan, na qual a autonomia surge como uma das três necessidades psicológicas básicas que necessitam de ser satisfeitas para que um indivíduo possa comprometer-se numa atividade volitivamente. A metodologia aplicada foi a de Investigação-ação, utilizando vários instrumentos de recolha de dados a grelhas de observação, questionários e diários de bordo. O estágio compreendeu diferentes fases: observação estruturada, participação acompanhada, lecionação e colaboração em outras atividades pedagógicas, nas quais as estratégias previamente delineadas foram implementadas de acordo com as atividades escolares e as necessidades da turma. Após a análise e discussão dos resultados obtidos, concluiu-se que as estratégias implementadas desenvolveram a autonomia na aprendizagem. Verificou-se que esta pode levar a aprendizagens significativas, onde o professor desempenha um papel determinante na sua promoção e em que o seu processo exige tempo. A sua correlação com um aumento da motivação não foi possível de comprovar, sendo necessário um estudo mais aprofundado, para se obter conclusões mais específicas.