Browsing by Author "Varela, Sara Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da rotina Ler, contar e mostrar para o desenvolvimento de competências da leitura e de expressão oralPublication . Varela, Sara Fernandes; Silva, EncarnaçãoO relatório final apresentado pretende dar uma perspetiva geral da prática pedagógica no 1º ciclo do Ensino Básico enquadrada no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II. Atendendo à diagnose realizada numa fase inicial, foi possível concluir que os alunos não vivenciavam situações de comunicação oral formal, estando os momentos de expressão oral restringidos a pequenas conversas informais. Por outro lado, tendo em conta que se tratava de um primeiro ano de escolaridade, impunha-se a criação de um ambiente pedagógico rico em estímulos no âmbito da leitura e no desenvolvimento de competências de escrita, da matemática e do estudo do meio. Desta forma, os objetivos gerais traçados tinham como finalidade desenvolver estas competências. No que diz respeito ao tema para a investigação, optou-se por concretizar a rotina, Ler, Mostrar e Contar, de forma a que a mesma desse um contributo eficaz para o desenvolvimento das competências de Expressão Oral e de Leitura. Assim, o tema de investigação centra-se no Contributo da rotina Ler, Contar e Mostrar para o desenvolvimento de competências da leitura e de expressão oral. No início da intervenção fez-se uma avaliação das competências de expressão oral e leitura. E no decorrer desta prática, foram reforçadas propostas de situações formais de apresentação de textos, leituras ou acontecimentos vivenciados pelos alunos, em que estes eram estimulados a expressar as suas opiniões, ideias e leituras perante a turma, permitindo-lhes compreender a importância de pormenores como a adequação do discurso à situação, postura e a voz. No final da intervenção avaliaram-se de novo estas competências para tentar compreender o impacto que a implementação, de forma sistemática, estruturada e diversificada, da rotina Ler, Mostrar e Contar teve no desenvolvimento de competências de leitura e expressão oral. A avaliação feita pôs em evidência uma evolução satisfatória dos alunos face aos objetivos propostos. Quanto à investigação verificou-se que os alunos apresentam maior facilidade em relatar um momento vivenciado ou mostrar algo a que atribuem valor afetivo, do que a optar por a apresentação de uma leitura.