Browsing by Author "Trigueiro, Rafaela Gamito"
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- A influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagemPublication . Trigueiro, Rafaela Gamito; Lino, DalilaO presente relatório decorre do processo interventivo vivenciado a partir da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). O estágio decorreu numa organização Particular de Solidariedade Social localizada na área metropolitana de Lisboa, sendo que o grupo em que foi realizada a intervenção era composto por vinte e quatro crianças, sete do sexo feminino e dezassete do sexo masculino, com idades compreendidas entre os dois e os três anos de idade. Ao longo da intervenção, através da observação constante do grupo de crianças, foi possível identificar uma problemática a investigar, sendo esta: a influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem. Deste modo, foi desenvolvido um estudo de caso, em que o objetivo principal passou por compreender de que forma é que o contexto familiar e o ambiente educativo promovem o desenvolvimento da linguagem. Para além deste, foram também definidos quatro objetivos específicos, sendo eles: (i) avaliar o desenvolvimento da linguagem da criança; (ii) identificar os estímulos oferecidos pelo ambiente educativo relativamente ao desenvolvimento da linguagem; (iii) identificar os estímulos oferecidos pelo ambiente familiar relativamente ao desenvolvimento da linguagem; (iv) identificar estratégias potenciadoras do desenvolvimento da linguagem a serem aplicadas no contexto educativo e familiar. Para a realização do mesmo, foram selecionadas seis crianças e foram utilizadas como técnicas de recolha de dados: a aplicação dos subtestes de avaliação da linguagem oral de definição verbal, nomeação e reflexão morfossintática (Sim-Sim, 2006); o reconto de pequenas frases com recurso a ilustrações; a aplicação da escala Early Childhood Environment Rating Scale-Revised (ECERS-R), no domínio raciocínio e linguagem; e, a aplicação do inquérito às famílias baseado no estudo de Mata e Pacheco (2009). Os resultados do presente estudo demonstram que a presença de estímulos nos diferentes contextos influencia o desenvolvimento da linguagem, na medida em que as crianças que demonstraram possuir um maior domínio expressivo e compreensivo da língua são aquelas em que os contextos são mais ricos em estímulos e vice-versa. Além disto, também o contexto educativo demonstrou assumir um papel de destaque, na medida em que é um pilar-chave no combate às desigualdades no que se refere à qualidade dos estímulos oferecidos pelos contextos familiares.