Browsing by Author "Teixeira, Ana Rita Pessoa"
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- Conceções sobre avaliação formativa de professores do 2.ºCEB: um estudo comparativoPublication . Teixeira, Ana Rita Pessoa; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no plano de estudos do mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O trabalho consiste na apresentação descritiva e reflexiva do processo desenvolvido no contexto da prática em 2.º CEB, numa turma do 5.º ano de escolaridade de uma escola da rede pública, da cidade de Lisboa. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de natureza qualitativa, com recurso a pressupostos utilizados para a investigação-ação O relatório contempla, ainda, um estudo desenvolvido no mesmo contexto da PES II, subordinado ao tema Conceções sobre Avaliação Formativa de professores do 2.º CEB: um estudo comparativo. Este estudo visou caraterizar as representações de avaliação formativa de professores do 2.º CEB, através da comparação entre grupos, bem como identificar os principais constrangimentos desses professores à implementação destas práticas avaliativas. Em conformidade com o objeto de estudo optou-se por uma metodologia de natureza mista e privilegiou-se o inquérito por questionário como técnica de recolha de dados. Os dados qualitativos foram sujeitos a análise de conteúdo e os dados quantitativos foram tratados com recurso ao software Statistical Package for the Social Sciences v22. A partir da análise e discussão dos resultados, verificou-se que as conceções dos docentes aproximam-se dos pressupostos teóricos sugeridos pela revisão de literatura, no sentido em que os inquiridos revelam concordar que a modalidade de avaliação formativa é um elemento fundamental na regulação e orientação do processo de ensino-aprendizagem, permitindo ajustá-lo à realidade educativa e contribuindo para o sucesso educativo dos alunos. O principal constrangimento identificado pelos professores para a implementação da avaliação formativa é o elevado número de alunos por turma. Os resultados demonstram, ainda, que as conceções sobre avaliação formativa dos professores não se relacionam significativamente com a área de ensino em que praticam o exercício de docência.