Browsing by Author "Tavares, Raquel"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A expressividade nas aulas de técnica de dança clássica: o port de bras de Cecchetti como potenciador da expressividade na turma de 4º e 5º anos do ensino artístico especializado da Escola da Companhia de Dança de AlmadaPublication . Tavares, Raquel; Amorim, VeraA expressividade em dança, especificamente no âmbito da Técnica de Dança Clássica, é uma componente coadjuvante da componente técnica, cuja união conduzirá ao aprimoramento da qualidade artística dos alunos. Optou-se por aplicar o tema em questão na turma de 4º e 5º ano do ensino artístico especializado da Escola da Companhia de Dança de Almada, nas aulas de Técnica de Dança Clássica ao longo do ano letivo de 2021/2022, tendo sido desenvolvido no âmbito da 10ª edição do curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança integrada no Instituto Politécnico de Lisboa. Neste sentido, propôs-se uma investigação-ação qualitativa cujo principal objetivo consistiu em potenciar a expressividade dos alunos, nas aulas de Técnica de Dança Clássica utilizando o 1º set Port de Bras de Cecchetti como principal ferramenta pedagógica, no incremento da qualidade técnica com a capacidade expressiva e comunicativa, reforçando, também, o uso da respiração, da projeção do movimento e do uso consciente da movimentação da cabeça/foco. Considerando-se uma investigação-ação, houve um processo cíclico e reflexivo no qual se foram desenvolvendo e adaptando as estratégias implementadas na práxis pedagógica, através do auxílio de instrumentos de recolha de dados, tais como: grelhas de observação, diário de bordo, inquérito por questionário, grupo de discussão e captação de imagem através de registos de vídeo. A análise objetiva e reflexiva dos resultados obtidos ao longo das várias etapas da investigação, permitiram inferir que o percurso realizado foi positivo traduzindo-se numa melhoria na vontade expressiva e na qualidade técnico-artística da amostra. Concluiu-se que o desenvolvimento da expressividade é relevante para a melhoria da formação académica e artística dos alunos em dança na promoção da qualidade artística, e que cabe ao docente reconhecer a importância de se trabalhar esta competência e de a incrementar desde cedo, promovendo um ambiente propício para tal.