Browsing by Author "Tavares, Ana Sofia Mendes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Lá fora também se aprendePublication . Tavares, Ana Sofia Mendes; Lino, DalilaO presente relatório insere-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar, mais precisamente na Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada (PPS), realizada nos contextos de creche e de jardim de infância. Com o mesmo, pretende-se realizar uma análise reflexiva da intervenção em ambos os contextos educativos, relacionando as características dos mesmos com as intenções definidas e com a ação pedagógica desenvolvida. O trabalho desenvolvido teve em consideração os grupos de crianças, a família das crianças e as equipas educativas com quem o trabalho se revelou essencial. Neste sentido, a PPS iniciou-se em contexto de creche, no qual intervim numa sala de berçário, durante seis semanas, com dez crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 14 meses. Seguiu-se depois a intervenção em contexto de jardim de infância, durante doze semanas, com um grupo de vinte crianças, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. No decorrer da intervenção, nomeadamente em jardim de infância, surgiu a problemática desenvolvida neste trabalho - Lá fora também se aprende - relacionada com a importância da articulação com a comunidade para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças. A abordagem à problemática começa por evidenciar as mudanças nas conceções da infância ao longo dos anos, seguindo-se a perspetiva de diversos autores, incluindo também a perspetiva do Movimento da Escola Moderna, da Abordagem Reggio Emilia e da Metodologia de trabalho de projeto, terminando com a relação com a aprendizagem ativa e com a intervenção realizada no âmbito da investigação acerca desta problemática.