Browsing by Author "Sousa, Diana Carolina Marante"
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- Construindo uma “aldeia” comunicativa: um estudo sobre a prática(s) e dinâmica(s) de participação e envolvimento das famílias no pré-escolarPublication . Sousa, Diana Carolina Marante; Friães, RitaNo presente relatório pretende-se partilhar o percurso vivenciado ao longo da Prática Profissional Supervisionada (PPS II), em jardim-de-infância (JI), que decorreu ao longo de aproximadamente quatro meses. Este constitui-se como um relato, crítico e reflexivo, do que experienciei no papel de estagiária. Durante a prática em JI, surgiu o interesse por - Compreender de que modo o JI aproxima as famílias do processo educativo das crianças – a partir de um conjunto de observações realizadas ao modo como a equipa educativa e a Instituição interagiam, comunicavam e se relacionavam com as famílias das crianças do pré-escolar. Considerando os propósitos definidos, optou-se por desenvolver a investigação através da metodologia de estudo de caso. Ainda que inscrito numa abordagem de natureza qualitativa ou interpretativa, o estudo desenvolvido passou pela combinação de diferentes técnicas de recolha e análise de informação e pela combinação de dados qualitativos e quantitativos. Para a recolha de dados recorreu-se à observação direta participante e ao respetivo registo de notas de campo, a inquéritos por questionário e à análise documental. Considerando as características da informação recolhida, o tratamento dos dados passou pela análise de conteúdo e pela análise estatística, designadamente, distribuição de frequências. Os dados recolhidos apontam para a existência de participação e envolvência das famílias no processo educativo das crianças. Esta relação próxima com as famílias deve-se à existência de um conjunto de estratégias proporcionadas pela Instituição e pelas equipas educativas, como também a criação de um ambiente aberto e comunicativo, com características semelhantes ao contexto familiar. As famílias, as educadoras do jardim-de-infância e a Diretora Pedagógica destacam sobretudo vantagens nesta relação. O relatório relata assim a investigação desenvolvida ao longo deste período, bem como um processo de formação ao nível profissional, espelhando as aprendizagens e conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica e a partir das experiências vividas nos contextos de creche e jardim-de-infância.