Browsing by Author "Sousa, Ana Rita Ingrês de"
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- A perceção da articulação entre sistemas do corpo humano em alunos do 3.º ano de escolaridadePublication . Sousa, Ana Rita Ingrês de; Almeida, AntónioO presente relatório integra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, e apresenta uma reflexão sobre todo o percurso desenvolvido ao longo da prática de intervenção em 1.º Ciclo. Assim, este documento centrar-se-á essencialmente na descrição, de forma reflexiva, dos momentos de recolha de informação inicial, da avaliação diagnóstica e consequente definição de objetivos gerais da intervenção pedagógica e da avaliação final de todo o processo. Deste percurso decorre uma investigação motivada pela observação da dificuldade dos alunos na compreensão do corpo humano como um todo, perspetivando a complexidade e interação existente entre os sistemas fisiológicos. Neste seguimento, concebeu-se um estudo que permite averiguar a perceção da articulação dos sistemas do corpo humano em alunos do 3.º ano de escolaridade. A amostra do estudo foi constituída por um grupo de dezassete crianças do 3.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os oito e os nove anos de idade, e que corresponde à turma onde foi implementada a Prática de Ensino Supervisionada. A investigação foi elaborada em diversas etapas, sendo iniciada pela aplicação de uma entrevista semiestruturada, com o objetivo de recolher informações descritivas sobre o tema em causa. Posteriormente, analisou-se a informação recolhida, procurando padrões de resposta e/ou pensamento isto é, identificar “ideias-chave”. Encontrados esses padrões, procedeu-se à análise interpretativa do conteúdo, de modo a encontrar uma resposta para a questão-problema. Os resultados da investigação revelaram que a maioria das crianças da amostra não estabelecia ligações entre os sistemas fisiológicos, demonstrando a incompreensão das relações entre os mesmos e uma visão fragmentada do corpo humano.