Browsing by Author "Sorea, Anca Elena"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A cooperação entre pares e a gestão de conflitos numa sala de jardim de infânciaPublication . Sorea, Anca Elena; Simões, AnaO presente relatório resulta da Prática Profissional Supervisionada, Módulo II, do 2.ºano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Apresenta a análise, fundamentação e reflexão crítica sobre o trabalho realizado ao longo da Prática Profissional Supervisionada, desenvolvida em contexto de Pré-Escolar. O mesmo apresenta todo o percurso realizado com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos de idade. A problemática surgiu depois da observação feita ao grupo de crianças e perceber que os conflitos entrepares emergiam com facilidade. Assim, surgiu o estudo - A cooperação entre pares e gestão de conflitos numa sala de Jardim de Infância. Assim, no quadro de investigação, procurou-se compreender quais as estratégias para prevenir/gerir conflitos e quais são as conceções das crianças sobre o tema. Recorreu-se à combinação de várias técnicas de recolha e análise de dados: i) observação; ii) entrevista à educadora cooperante e iii) entrevistas às crianças do grupo da sala de atividades da PPS II. A análise de dados foi realizada através de analise de conteúdo das notas de campo e das entrevistas realizadas. Com os resultados obtidos, percebeu-se que, nas primeiras idades, as crianças ainda sentem dificuldade em partilhar com os outros, também é possível concluir que, na generalidade, os conflitos surgiram entre crianças em contexto de brincadeira livre. No entanto, concluiu-se também que as crianças têm noção dos conflitos e sabem como reagir e gerir as situações com ou sem o apoio de um adulto. A partilha é algo que não se chega a pensar diariamente, mas sempre que possível deve ser promovido com o grupo de crianças. Os resultados, igualmente, indicaram que as crianças participantes do estudo consideram que a escolha dos pares não se define pelo sexo das crianças, apesar de existir alguma influência, ou idade das crianças, mas sim por ser uma relação de partilha de afetos e em que a brincadeira é a atividade central para essa interação.