Browsing by Author "Sobrinho, Susana Raquel Diogo"
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- O impacto do confinamento na vida das crianças: representações das famílias, da educadora e das criançasPublication . Sobrinho, Susana Raquel Diogo; Almeida, TiagoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) em contexto de Jardim de Infância (JI), a qual decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Lisboa. Esta é uma instituição que pretende ser um apoio para as famílias do bairro em que está inserida, oferecendo uma resposta educativa ao nível de creche e jardim de infância (JI). Para além disso, oferece uma resposta educativa ao nível de creche e JI, regendo-se pelo modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM). Este percurso demorou mais tempo do que estava previsto, uma vez que, devido à pandemia que ainda se vive na atualidade, sofreu uma paragem de aproximadamente dois meses. O grupo com o qual estive é composto por 24 crianças, com idades compreendidas entre os dois e os seis anos de idade. O interesse pela temática surgiu após o confinamento, onde foi observável uma maior agitação por parte das crianças, uma menor autonomia e uma maior dificuldade na antecipação das rotinas. De facto, a falta de rotinas e a falta de socialização na vida das crianças poderá ser bastante prejudicial, uma vez que a presença das mesmas promove o bem-estar das crianças. Assim, a investigação retrata as perceções de seis famílias deste grupo de crianças, da educadora cooperante, e do grupo de crianças sobre o impacto que o confinamento teve na vida deste grupo. Os resultados deste estudo indicam que este grupo de crianças, durante o confinamento, sofreu algumas consequências e sentiram algumas necessidades. Pelas perceções dos adultos, indicados anteriormente, este confinamento trouxe um isolamento muito grande às crianças, afetou a vida social das mesmas e atividade física também foi afetada. Pelo olhar das crianças, as suas rotinas tiveram alterações, devido à covid-19, sendo estas bem recebidas por algumas crianças e menos bem recebidas por outras. A construção da minha profissionalidade prendeu-se sobretudo pelo contacto que tive com este modelo pedagógico – o MEM; pelas aprendizagens adquiridas, pelas dificuldades sentidas e pelos meus progressos; pelas minhas características pessoais, bem como os meus valores e princípios, uma vez que influenciam a construção da minha identidade profissional.