Browsing by Author "Soares, Vanessa Sofia Esteves"
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- Interações entre veteranos e novatos em movimentos de brincadeira e movimentos de refeiçãoPublication . Soares, Vanessa Sofia Esteves; Almeida, TiagoO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada, sendo referente à intervenção e investigação concretizadas em contexto de Jardim de Infância. Assim, tem por objetivo demonstrar e ilustrar, de forma reflexiva e fundamentada a minha intervenção. Desta forma, apresento, primeiramente, uma caracterização reflexiva do contexto socioeducativo. Esta caracterização foi realizada no sentido de conhecer e analisar o contexto em que as crianças se inserem para, assim, poder adaptar a minha ação nos grupos em que decorreu a intervenção. A organização educativa é uma instituição particular de solidariedade social e integra as valências de creche (4 meses aos 3 anos) e de JI (3 aos 6 anos). A Instituição tem como referência o modelo pedagógico do Movimento de Escola Moderna. É um dos três grupos do JI, com 5 crianças de 3 anos e 11 de cinco anos. Um grupo muito participativo e motivado, que demonstra iniciativa e autonomia na dinamização de projetos. Como problemática de investigação, este trabalho estuda o modo como as crianças novatas e veteranas interagem entre si, em momentos de brincadeira e momentos de refeição. Nesse âmbito, procuro, primeiramente, fundamentar e justificar teoricamente as minhas propostas, e, em seguida ilustrar e analisar criticamente a minha intervenção. Esta teve por base a metodologia da investigação que se assemelha às do estudo caso. Pois, fenómeno observado em contexto natural, sendo o do observador neutro, ou seja, sem utilização de controles ou manipulação (Meirinhos & Osório, 2010). Com os dados desta investigação, pude concluir que as interações entre veteranos e novatos ocorrem durante a rotina, quer nos momentos de refeição, quer nos momentos de brincadeira. Assim como as interações mais observadas, em ambos os momentos, são interações de socialização. Por fim, apresento as considerações finais onde reflito sobre a forma como a prática consolidou a minha identidade enquanto futura educadora de infância. Como educadora pretendo construir um ambiente potenciador da autonomia das crianças, um ambiente agradável à família e a toda a vivência da criança e que seja principalmente um ambiente seguro. Pretendo ainda criar uma relação de proximidade e afeto com as crianças, tendo em conta a sua individualidade, nomeadamente, as caraterísticas, os interesses e as necessidades individuais de cada criança.