Browsing by Author "Soares, Mariana dos Santos"
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- As decisões estratégicas adotadas pelas Unidades Hoteleiras para sobreviver à pandemia do Covid-19Publication . Soares, Mariana dos Santos; Justino, Maria do RosárioNos dias de hoje, o setor do turismo tem um grande impacto nas receitas de Portugal, em 2019, registou-se um contributo na ordem dos 8,7% para o PIB nacional, exigindo assim que exista a formulação de uma estratégia sólida e concisa, componente indispensável para que as empresas deste setor sejam bem sucedidas. As empresas estão cada vez mais competitivas, efeito que se associa à globalização e evolução, mas também à crescente valorização da gestão estratégica por parte dos gestores que ambicionam alcançar uma vantagem competitiva sustentável, que consequentemente, acaba por influenciar a performance empresarial. Deste modo, esta elevada competitividade no ambiente empresarial leva a que exista uma grande preocupação e cuidado por parte dos gestores com a tomada de decisões estratégicas e os impactos que estas decisões irão ter no futuro das empresas. Neste sentido, é importante compreender de que forma as decisões estratégicas e o tipo de natureza dessas mesmas decisões influenciam a performance de um determinado setor de atividade, no caso desta investigação, o setor do turismo no Algarve que como bem sabemos tem sido bastante afetado nestes últimos anos, 2020 e 2021, estando a sofrer uma drástica quebra devido aos efeitos da pandemia do Covid-19. Assim sendo, através da aplicação de dois questionários, um a uma amostra de 69 unidades hoteleiras do Algarve e o outro a uma amostra de 234 clientes que frequentam as unidades hoteleiras da região do Algarve, analisou-se a perspetiva das unidades hoteleiras perante toda a situação pandémica que se vive na atualidade, que estratégias de curto e médio/longo prazo é que estas pretendem adotar para conseguirem sobreviver a todo o cenário e a perspetiva do cliente perante o contexto atual, se os clientes confiam e estão dispostos a frequentar as unidades hoteleiras do Algarve. Através deste estudo, concluímos que tanto as unidades hoteleiras que adotam estratégias de liderança em custos como as que adotam estratégias de focalização por baixos custos captam mais clientes que as suas concorrentes concluímos também que os clientes que residem noutras zonas do país procuram mais as unidades hoteleiras do Algarve do que os clientes que residem no Algarve e que os clientes se sentem mais seguros em permanecer nas unidades hoteleiras quando sabem que estas aderiam ao selo Clean & Safe.