Browsing by Author "Soares, Ana Raquel de Vasconcelos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano Escola de DançaPublication . Soares, Ana Raquel de Vasconcelos; Amorim, VeraO presente relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional (EP), inserido no Mestrado em Ensino de Dança, e teve a sua aplicação práctica no Ginasiano Escola de Dança. Durante o nosso estágio pretendemos observar, registar e compreender de que forma as estratégias motivacionais, utilizadas pelos docentes, desenvolvidas no âmbito da disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC) são eficazes na concentração, na motivação e na aprendizagem dos seus alunos, jovens adolescentes. Recolhemos, desta forma, informação sobre a temática: motivação, motivação em dança e a adolescência, para aprofundamento e integração dos conhecimentos com base em diferentes perspectivas de autores de referência. Este estudo pretendeu ser um estudo exploratório, tendo como objectivo recolher informação sobre a referida temática. A metodologia de investigação qualitativa, sustentada pelas características da investigação-acção, também esteve presente e revelou-se fundamental na recolha de dados e tratamento de informações durante o decorrer do estágio. A amostra deste estudo foi constituída por duas turmas do 3º ano do Curso Vocacional de Dança da escola cooperante. Junto do público-alvo, recolhemos informação sobre a sua motivação para a disciplina de TDC e observámos o seu comportamento em contexto de aula. Implementámos diversas estratégias com o intuito de verificar se havia mudança da motivação dos alunos nas aulas de TDC. No final deste estágio, e respectiva reflexão crítica, concluímos que a motivação tem um papel relevante para a optimização do processo ensino-aprendizagem. Verificou-se um aumento sensível na motivação dos alunos que atribuímos às estratégias motivacionais implementadas.