Browsing by Author "Simas, Maria da Luz Louro Machado de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo do estudo de aula na aprendizagem dos números racionaisPublication . Simas, Maria da Luz Louro Machado de; Rodrigues, MargaridaO presente relatório foi desenvolvido no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Está estruturado em duas partes: a primeira, consta de uma descrição sintética da prática pedagógica desenvolvida no 1.º e 2.º CEB, e a segunda, compreende o estudo desenvolvido no contexto do 5.º ano do 2.º CEB, que decorreu no ano letivo de 2022/2023. O estudo tem como objetivo compreender de que forma o Estudo de Aula, na Prática de Ensino Supervisionada, contribuiu para a melhoria das aprendizagens dos alunos e para desenvolver boas práticas enquanto estagiária, num contexto de aprendizagem no 5.º ano envolvendo os números racionais. O estudo situa-se no paradigma interpretativo de natureza qualitativa e a técnica de recolha de dados consiste na observação participante com a recolha de notas de campo para o tratamento de dados, complementada por registos em fotografia e em vídeo, para captação das produções dos alunos e dos diálogos durante a discussão das tarefas. Os resultados da investigação permitiram evidenciar que o Estudo de Aula possibilitou aos alunos desenvolveram processos para a resolução de problemas, utilizando estratégias ligadas a contextos da realidade e a modelos matemáticos “de pensar” e “para pensar”, tendo sido predominante o uso de contextos da realidade. As etapas do Estudo de Aula contribuíram para melhorar a didática da professora estagiária, possibilitando-lhe prever a forma como os alunos interpretam os problemas e, assim, orientá-los para as aprendizagens.