Browsing by Author "Silva, Teresa Raquel Ferreira Nobre da"
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- Das perceções das crianças sobre alguns animais mal-afamados à sua (re) construção em contexto de sala de aulaPublication . Silva, Teresa Raquel Ferreira Nobre da; Almeida, AntónioO presente documento foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, e apresenta uma reflexão sobre o percurso desenvolvido ao longo da prática de intervenção em contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nele está integrado um estudo que pretendeu: (i) identificar as perceções e atitudes dos alunos sobre dez animais vertebrados mal-afamados; (ii) verificar a relação entre essas perceções e atitudes e o desejo de os salvar em caso de ameaça de extinção; (iii) confirmar a relevância do papel do professor na (re) construção das perceções e atitudes dos alunos face aos animais. Para além de motivações pessoais, a relevância do tema advém do facto da diversidade do mundo animal constituir um dos assuntos do programa de Ciências Naturais do 2.º CEB que os alunos iriam abordar durante o ano letivo. A amostra do estudo foi constituída por dois grupos de participantes. O grupo experimental do qual fizeram parte dezassete dos alunos da turma de 5.º ano, com a qual foi desenvolvida a Prática de Ensino Supervisionada II. E um grupo de controlo, formado por quinze alunos de outra turma do mesmo ano e estabelecimento de ensino. A investigação realizou-se em diversas fases. Começou-se por aplicar um questionário a ambos os grupos, que visou diagnosticar as perceções e atitudes sobre dez animais mal-afamados e verificar os três menos apreciados. Seguiu-se uma intervenção com a finalidade de (re) construir as perceções e atitudes acerca dos três animais identificados previamente. Por fim, o mesmo questionário foi de novo aplicado para verificar possíveis alterações e que se assumem fruto da intervenção. Os resultados revelaram que uma intervenção bem estruturada poderá ser vantajosa para melhorar a imagem das espécies animais menos queridas, incentivando as crianças a adotar atitudes e comportamentos positivos em relação a elas.