Browsing by Author "Silva, Susana Marta Maio da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Do jardim de Infância para o 1.º ciclo do Ensino Básico: a interação entre crianças de diferentes níveis de ensino como estratégia facilitadora da transiçãoPublication . Silva, Susana Marta Maio da; Friães, RitaO presente relatório pretende apresentar o percurso percorrido durante as catorze semanas de intervenção em contexto de Pré-escolar, relatando, de forma reflexiva e fundamentada, todo trabalho realizado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada. Nele, caracterizo o contexto educativo no qual decorreu a minha prática e realizo uma análise reflexiva sobre a minha intervenção. Durante este percurso surgiu uma problemática que me suscitou maior atenção: a interação entre crianças de pré-escolar e de 1º. Ciclo do Ensino Básico enquanto estratégia facilitadora desta transição entre ciclos. Foi no estudo desta questão que focalizei a minha investigação, procedendo à revisão de literatura específica para contextualizar a pertinência da sua abordagem. De forma a operacionalizar este estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa com recurso à observação participante, à aplicação de inquéritos por questionários às famílias das crianças de duas salas de pré-escolar e a um pequeno grupo de docentes de ambas as valências (pré-escolar e 1.º CEB), e à consulta documental dos documentos orientadores da instituição como técnicas de recolha de dados. A presente investigação seguiu um roteiro ético e deontológico, sugerido por Tomás (2011), de modo a ser garantido o máximo rigor e responsabilidade na sua prática. Relativamente aos resultados obtidos, foi possível verificar por meio da observação dos momentos de interação entre as crianças de pré-escolar e de 1.º CEB e através das respostas dadas aos inquéritos por questionário aplicados às famílias e à identidade docente de ambas as valências, que a interação entre estes dois grupos de crianças possuiu uma influência benéfica no desenvolvimento e na aquisição de aprendizagens das crianças de pré-escolar que as preparam para o seu ingresso para o 1.º CEB. Deste modo, a promoção deste contacto permite facilitar a transição para o novo ciclo de ensinos uma vez que permite às crianças de pré-escolar conhecer a realidade vivida no Ensino Básico.