Browsing by Author "Silva, Sara do Carmo Sampaio Marques da"
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- Marketing Interno nas empresas: efeitos na felicidade e no comprometimento organizacionalPublication . Silva, Sara do Carmo Sampaio Marques da; Miranda, Sandra Marisa LopesCada vez há uma maior competitividade no mercado de trabalho para atrair, contratar e reter os melhor colaboradores. O marketing interno é uma estratégia que deve ser aplicada na empresa para criar valor diferenciado ao produto “organização” aos olhos dos clientes e potenciais clientes internos, os colaboradores. Estudos anteriores comprovam que o marketing interno tem um impacto positivo na performance, motivação e satisfação dos colaboradores, mas há pouca investigação sobre o seu efeito na felicidade organizacional ou no comprometimento organizacional. A presente investigação tem como objetivo compreender quais os contornos do marketing interno, como é que este se apresenta e de que forma influência a felicidade dos colaboradores e o comprometimento organizacional. Para o fazer, optou-se por uma metodologia mista, através de pesquisa qualitativa em forma de entrevistas e pesquisa quantitativa, operacionalizada em inquéritos por questionário. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas à Cisco, Conrad Algarve by Hilton e DHL, com o intuito de identificar quais as dimensões do marketing interno e o papel que estas têm na felicidade e comprometimento dos seus colaboradores. Paralelamente, elaborou-se e disponibilizou-se um questionário, baseado em partes de escalas testadas anteriormente, para medir o marketing interno, a felicidade e o comprometimento, através de uma amostra de conveniência (N=225 válidos). Concluiu-se que o marketing interno é constituído por seis dimensões essenciais, a pesquisa interna, as condições ou benefícios, a formação e desenvolvimento, o reconhecimento e recompensas, a liderança e a comunicação interna. Os resultados foram comparados e permitiram aferir que o marketing interno tem um efeito positivo na felicidade organizacional dos clientes internos e no seu comprometimento organizacional. Foi também possível comprovar uma forte correlação entre a felicidade e o comprometimento. Verificou-se ainda que a relação entre o marketing interno e o comprometimento organizacional é mediada pela felicidade organizacional.