Browsing by Author "Silva, Sara Cristina Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As atividades práticas em ciências naturais no desenvolvimento de processos científicos: o caso da previsãoPublication . Silva, Sara Cristina Teixeira; Maurício, PauloO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte é apresentada uma descrição sintética das práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma análise crítica e reflexiva da prática ocorrida em ambos os ciclos. Na segunda parte, é apresentado o estudo acerca do tema As atividades práticas em ciências naturais no desenvolvimento de processos científicos: o caso da previsão. Esta investigação teve como objetivos: (i) identificar as conceções dos alunos, acerca do que entendem por prever, no âmbito de atividades práticas; (ii) analisar a evolução das previsões dos alunos, durante a realização de um conjunto de atividades práticas. Estes objetivos tiveram como finalidade responder à seguinte problemática: De que modo e até que ponto a realização de uma sequência de atividades práticas, tem implicações no desenvolvimento das conceções sobre processos científicos (com foco na previsão) evidenciados pelos alunos? A investigação realizada enquadra-se num estudo de caso descritivo único, sendo de natureza qualitativa, tendo participado 20 alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. Quanto aos resultados obtidos, foi possível verificar que a realização de um conjunto de atividades práticas, com foco no desenvolvimento do processo científico da previsão, permitiu que os participantes evoluíssem nas suas conceções, reconhecendo os aspetos relacionados com as previsões. Analogamente, evoluíram na sofisticação das suas previsões, pois foram fundamentando as suas ideias em dados concretos, mostrando desenvolvimento no seu raciocínio e na capacidade de reflexão.