Browsing by Author "Silva, Marina Alexandra Filipe da"
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- Conceções alternativas sobre o sistema respiratório humano: da sua identificação à sua mudançaPublication . Silva, Marina Alexandra Filipe da; Almeida, AntónioO presente relatório integra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, e apresenta uma reflexão sobre todo o percurso desenvolvido. Apresenta também uma investigação motivada pelas inúmeras conceções erróneas apresentadas pelos alunos acerca de vários conceitos científicos (e que são adquiridas no quotidiano). Estas colocam em causa a aquisição correta dos conceitos científicos, quando abordados em contexto formal de aprendizagem. Em conformidade, implementou-se um estudo que permitisse averiguar se uma prática pedagógica que contemplasse de forma explícita as conceções prévias dos alunos seria profícuo para a alteração dessas mesmas conceções sobre o sistema respiratório humano. Para tal, a amostra do estudo foi constituída por um grupo de trinta e oito crianças do 6.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades compreendidas entre dez e os dezasseis anos de idade. Incluiu os alunos da turma onde foi implementada a Prática de Ensino Supervisionada referente ao 2.º Ciclo do Ensino Básico (grupo experimental) e uma outra turma lecionada por um outro docente (grupo de controlo). A investigação foi elaborada em diversas etapas, sendo iniciada pela aplicação de um questionário (pré-teste) às duas turmas. Este teve como objetivo a identificação de algumas das conceções alternativas sobre o sistema respiratório humano que a literatura indica serem comuns em crianças de idades semelhantes, de modo a se verificar se as mesmas ocorriam nos alunos da amostra do estudo. Posteriormente, foram desenvolvidas atividades que tiveram por base as conceções identificadas, promovendo o conflito cognitivo nos alunos do grupo experimental, tendo como objetivo a sua desconstrução. Por último, após a referida intervenção, aplicou-se o mesmo questionário (pós-teste) às duas turmas, três semanas após a lecionação do conteúdo em causa, com o objetivo de verificar possíveis alterações. Os resultados da investigação revelaram uma diminuição no número de conceções alternativas sobre o tema referido, o que apoia que uma prática docente centrada na desconstrução das conceções erróneas dos alunos é capaz de fazer prevalecer o conhecimento científico.