Browsing by Author "Silva, Mariana Claro Amaral Da"
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- Autonomia, crianças e organização do espaço: relato de experiências de intervenção pedagógica em Creche e Jardim de InfânciaPublication . Silva, Mariana Claro Amaral Da; Tomás, Catarina AlmeidaO Relatório Autonomia, Crianças e Organização do Espaço: Relato de uma experiência de intervenção pedagógica promotora da autonomia das e com as crianças em Creche e Jardim de Infância que aqui se apresenta focaliza a reflexão sobre a prática profissional supervisionada desenvolvida no ano letivo 2013/2014 em contexto de Creche e Jardim de Infância. A prática desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar teve início no contexto de creche durante o período de tempo de 6 a 31 de janeiro com um grupo de 10 crianças e término no contexto de jardim de infância integrado numa escola TEIP, de 10 de fevereiro a 23 de maio de 2014, com um grupo de 20 crianças. Para além da reflexão sobre a prática, o Relatório tem também como objetivo caracterizar a promoção da autonomia das crianças nos dois centros de educação de infância onde desenvolvi a minha intervenção. A partir do trabalho desenvolvido pelas educadoras de infância, pretendese refletir sobre os processos, dinâmicas e atividades que promovem a autonomia do grupo de crianças, com especial enfoque na influência da organização do espaço. Metodologicamente este trabalho assume uma abordagem qualitativa, de investigação sobre a prática (Ponte, 2002). Privilegiaram-se como técnicas de recolha de dados a observação, a entrevista, a consulta e análise de documentos e os diários de campo. O trabalho desenvolvido possibilita compreender como os interesses das crianças eram tidos em conta nos dois contextos e a promoção da autonomia considerada como um objectivo pedagógico pensado e promovido não para as crianças mas com as crianças. O enfoque na organização do espaço, pensado a partir de reflexões educativas e pedagógicas pelas educadoras de infância, mas flexível de forma a possibilitar a participação das crianças, possibilita também compreender a sua importância na prática de uma (futura) educadora de infância.