Browsing by Author "Silva, Joana Maria Almeida"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infânciaPublication . Silva, Joana Maria Almeida; Almeida, TiagoNo presente relatório pode ler-se uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e a investigação realizada no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II). Esta realizou-se durante cerca de três meses e meio, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), situada num bairro na Área Metropolitana de Lisboa, cujo modelo pedagógico decretado é o Movimento da Escola Moderna (MEM). O grupo com o qual contactei frequentava a valência de Jardim de Infância (JI) e era composto por 24 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. Este trabalho visa apresentar os processos vividos ao longo da PPS II, através de uma intervenção pedagógica de cariz investigativo, a fim de me tornar Educadora de Infância. Neste sentido, no mesmo consta a caracterização do contexto em questão, as minhas intencionalidades pedagógicas e a avaliação da minha ação educativa. No que concerne à componente investigativa, denoto que se trata de um estudo de caso exploratório, de natureza qualitativa, cuja problemática se prende com a escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infância. Durante a investigação, recorri, essencialmente à observação direta, utilizando Notas de Campo (NC), Registos Diários (RD) e Reflexões Semanais (RS) como instrumentos de recolha de dados, a fim de, posteriormente, caracterizar o modo como os escritos me ajudam a refletir relativamente à minha prática. Finalmente, é apresentada uma reflexão crítica que pretende retratar o modo como iniciei a construção da profissionalidade docente através da Prática Profissional Supervisionada I e II.
