Browsing by Author "Silva, Daniela Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto do personal branding na reputação pessoalPublication . Silva, Daniela Pereira; Miranda, Sandra Marisa LopesO mercado laboral com as diferentes crises socioeconómicas e os desafios crescentes impostos pela globalização, encontra-se em mutações constantes. Os profissionais, face a esta realidade procuram melhorar as suas capacidades, porém a principal preocupação tem se focado na procura da diferenciação uma vez que as oportunidades são escassas e a concorrência é cada vez mais elevada. O elemento diferenciador, incute a necessidade de delinear e desenvolver a marca pessoal, passível de comunicar e fazer transparecer o que os indivíduos têm de melhor, ou seja, distingui-los. Estas estratégias intituladas de personal branding começam a ganhar relevância para os profissionais, uma vez que conseguem trabalhar a forma como são percecionados . Face a este contexto laboral, a presente dissertação foca-se na possível relação existente entre as estratégias de desenvolvimento das marcas pessoais, intituladas de Personal Branding e o conceito de Reputação Pessoal. Procurando perceber se as estratégias de personal branding estão a ser implementadas no atual mercado e a influência que estas estão a ter nos indivíduos que as desenvolvem, concretamente ao nível da reputação pessoal. Nesta perspetiva, e em conformidade com o método qualitativo, foi desenvolvido uma recolha de dados, através da realização de seis entrevistas semi-estruturadas a um conjunto de profissionais que se encontram a trabalhar na área do marketing. A importância do desenvolvimento do personal branding para a evolução e diferenciação dos profissionais que a praticam foi notória, bem como efeitos que este tipo de estratégias pessoais têm na reputação pessoal. Percebeu-se também que a manutenção e gestão contínua da marca pessoal poderá evitar ou antecipar possíveis crises ao nível da reputação.