Browsing by Author "Silva, Catarina Nunes"
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- Conceções de alunos do 1.º ciclo face à posse de animais selvagens em casa: resultados de uma intervenção promotora do seu pensamento críticoPublication . Silva, Catarina Nunes; Almeida, AntónioO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrante do plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. O relatório contempla duas partes distintas. Na primeira, apresenta-se uma descrição sintética das práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, seguida de uma comparação reflexiva entre ambos os contextos. Na segunda, é descrito o estudo realizado com 22 alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e 8 anos. Esta investigação incide sobre a influência do tema sociocientífico “animais selvagens como animais de companhia” no desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do 2.º ano de escolaridade. A nível metodológico, o estudo assemelha-se a uma pesquisa do tipo experimental sem a seleção aleatória de indivíduos, mas também pode ser considerado um estudo exploratório devido à escassez de outros estudos que abordem o tema. Para avaliar o desenvolvimento de algumas capacidades de pensamento crítico dos alunos, recorreu-se a entrevistas e registos de notas de campo antes, durante e após uma intervenção delineada com a referida finalidade. A análise dos dados recolhidos indica que a intervenção sobre esta temática ajudou a promover uma melhoria ao nível de algumas capacidades de pensamento crítico, nomeadamente em termos de capacidade de interpretação, resposta a questões de clarificação e argumentação centrada nos animais. Contudo, nem todas as capacidades de pensamento crítico exploradas apresentaram um desenvolvimento positivo, fruto de limitações relacionadas com o tempo de intervenção e com a resistência de algumas ideias que tendiam a considerar positiva a referida posse. Por isso, as capacidades de generalização, tomada de decisão e formulação de juízos de valor coerentes foram menos conseguidas.
