Browsing by Author "Silva, Carolina Grilo Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Necessidades educativas especiais: relação entre a perceção de nee e as interações entre criançasPublication . Silva, Carolina Grilo Santos; Toledo, LeonorNeste estudo pretende relacionar-se a perceção de NEE com a relações estabelecidas entre as crianças, realizado o estágio numa sala em que se encontravam duas crianças com necessidades educativas especiais, muito distintas, verificou-se que as respostas aos mesmos comportamentos/situações causados por estas duas crianças eram diferentes por parte do grande grupo. Os comportamentos e situações considerados foram: dificuldade em realizar tarefas do quotidiano como comer ou pintar; dificuldade em cumprir as regras da sala; e comportamentos destrutivos ou agressivos. Para responder à problemática emergente definiu-se como objetivos: (1) Observar as interações entre crianças com NEE e sem NEE; e (2) Comparar as interações observadas. Apesar de muitos fatores que distinguem as duas crianças com NEE, foi a resposta do grupo que me fez explorar se, a perceção de NEE seria um dos motivos para as diferentes respostas aos mesmos comportamentos. Para a realização deste estudo-caso, em primeiro lugar foi necessário definir claramente os conceitos abordados: NEE; NEE visível (físicas) e não visível (comportamentais) e definir os comportamentos e situações em estudo, de seguida foi realizada uma comparação que analisa as semelhanças e diferenças entre os dois contextos em estudo (criança Z e criança Y) e relacionou-se a mesma com: os resultados obtidos com as notas de campo (resultado da observação direta das situações e comportamentos em análise) e a revisão bibliográfica realizada. Esta investigação pretende averiguar se a perceção de NEE é um fator crucial que influencia as relações entre crianças e, se sim, não será pertinente considerar algumas estratégias para que as crianças consigam ver aquilo que não está a vista, de forma a que todas as crianças com NEE tenham o apoio e compreensão do grupo nas relações que estabelecem.