Browsing by Author "Silva, Carla Sofia Laranjeira Marques"
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- Promoção do empreendedorismo nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a EmpreenderPublication . Silva, Carla Sofia Laranjeira Marques; Rodrigues, Paulo José FariasCada vez mais estudadas, as relações entre marketing e empreendedorismo são inquestionáveis e o atual contexto do ambiente macroeconómico associado à fragilidade da situação económica de Portugal impõe uma explosão de ações de promoção do empreendedorismo associadas a uma educação para o empreendedorismo, onde a escola pode ter um papel determinante. Focando-se no Programa A Empresa - da Junior Achievement Portugal (JAP), Associação Aprender a Empreender (congénere portuguesa da Junior Achievement – a maior e mais antiga organização mundial educativa, sem fins lucrativos) este projeto de investigação permite compreender a relação entre a promoção do empreendedorismo nas escolas e a promoção da mudança social na ótica do marketing, bem como avaliar o impacto que a realização destes programas tem nos seus públicos: numa primeira dimensão, o público-alvo dos programas, os alunos e numa segunda dimensão de análise, os voluntários e as empresas associadas. Considerando a orientação empreendedora, um conjunto multidimensional de competências dos indivíduos empreendedores até aqui explorado apenas do ponto de vista organizacional, verificamos que o contacto com atividades empreendedoras ao longo do percurso escolar facilita a consolidação da orientação empreendedora dos indivíduos, essencial no atual contexto competitivo do mercado de trabalho. Esta investigação reflete ainda sobre o papel dos negócios na sociedade e o impacto do voluntariado e da cidadania corporativa no apoio ao desenvolvimento de competências entre os jovens. Refletindo sobre o seu papel na sociedade e sobre o impacto que a sua ação pode ter na comunidade, na educação e nos jovens, as empresas têm oportunidade de responder também aos desafios internos relacionados com a responsabilidade social e cidadania corporativa. Metodologicamente, a investigação é de natureza exploratória quantitativa, tendo a recolha de dados sido feita por via de inquéritos por questionário, aplicados a alunos, voluntários e responsáveis pelas empresas associadas da JAP.