Browsing by Author "Silva, Ana Isabel Gonçalves da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Das concepções às práticas de diferenciação pedagógica no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Ana Isabel Gonçalves da; Santos, Pereira, Maria da Conceição FigueiraO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho visa descrever e analisar de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvido nos contextos do 1.º e do 2.º CEB. No 1.º CEB, a prática de ensino supervisionada decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade de uma instituição de ensino privada, localizada na área da Grande Lisboa e, no 2.º CEB, decorreu em duas turmas do 6.º ano, de uma instituição pública do concelho de Lisboa. O presente relatório integra um estudo, realizado no contexto da PES II, intitulado “Das conceções às práticas de diferenciação pedagógica no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico”. Este estudo visou estudar as conceções e as práticas de professores do 1.º e do 2.º CEB sobre a diferenciação pedagógica. Configuraram-se como objetivos específicos do estudo: (i) Descrever as conceções de professores do 1.º e do 2.º CEB sobre o processo de diferenciação pedagógica; (ii) Identificar as práticas de diferenciação pedagógica enunciadas por esses professores; e (iii) Comparar as conceções dos professores sobre os processos de diferenciação pedagógica com as práticas enunciadas. Em conformidade com o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza quantitativa, privilegiando-se o inquérito por questionário como técnica de recolha de dados. O tratamento dos dados foi realizado com recurso ao software Statistical Package for Social Sciences v23. A análise e discussão dos resultados permite destacar que, embora a maioria dos inquiridos refira implementar dispositivos de diferenciação pedagógica e planificar tendo em conta a diversidade de alunos, as práticas indicadas pelos docentes como sendo desenvolvidas em sala de aula sugerem que apenas uma reduzida percentagem destes professores o faça.