Browsing by Author "Serrazina, Maria de Lurdes"
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- 'Day number': A promoter routine of flexibility and conceptual understandingPublication . Serrazina, Maria de Lurdes; Rodrigues, MargaridaThis article reports part of the research developed by a Project focused on flexible calculation. In this article, we discuss different perspectives of flexibility and adaptive thinking in literature. We also discuss the idea of proceptual thinking and how this idea is important in our perspective of adaptive thinking. The article analyzes a situation named 'Day number' developed by a first grade classroom and its teacher. It is a daily activity at the beginning of the school day. It consists of looking for the date number and thinking about different ways of writing it using the four arithmetic operations. The analyzed activity occurred on March 19, so the challenge was to write the number 19 in several ways. The data show the students’ enthusiasm and their efforts to find different ways of writing the number. Some used large numbers and division, which they were just starting to learn. The students presented symbolic expressions of 19, decomposing and recomposing it in a flexible manner.
- A orquestração da discussão coletiva na aula de matemática do 2.º ano de escolaridade e o desenvolvimento do raciocínio quantitativoPublication . Rodrigues, Margarida; Serrazina, Maria de LurdesEsta comunicação insere-se no Projeto em desenvolvimento Flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo, o qual tem por objetivo caracterizar o desenvolvimento do raciocínio quantitativo e da flexibilidade de cálculo dos alunos desde os 6 aos 12 anos e descrever e analisar as práticas dos professores que facilitam esse desenvolvimento. Nesta comunicação, centramo-nos nas práticas de uma professora do 2.º ano de escolaridade numa aula de Matemática em que se explorou uma tarefa que visava o desenvolvimento nos alunos do seu raciocínio quantitativo aditivo. Começamos por discutir o que designamos por raciocínio quantitativo aditivo, discutindo depois as práticas de professores relativas à orquestração da discussão coletiva. A metodologia adotada no projeto é a de experiência de ensino. Foi usada a técnica de recolha de dados de observação participante de aulas com vídeo e audio gravação do trabalho desenvolvido pelos alunos bem como dos momentos de discussão das tarefas. Os resultados apresentados nesta comunicação sugerem que a prática de desafiar os alunos a justificarem as suas afirmações, a argumentarem entre si e a validarem o seu conhecimento, é promotora do raciocínio quantitativo aditivo dos alunos.
- O processo de medir: utilização de três réguas distintas: um estudo no 3.º Ano de EscolaridadePublication . Meireles Teixeira, Marta Susana; Serrazina, Maria de LurdesEste artigo tem como objetivo compreender o processo de medir dos alunos, aquando da exploração de uma tarefa que inclui a utilização de três réguas distintas, régua com marcações da unidade de medida, régua partida e régua padrão, através da discussão das estratégias de resolução dos alunos e das ações do professor e da investigadora no momento de discussão coletiva. A tarefa apresentada, de natureza exploratória, faz parte de uma sequência de tarefas integrada numa experiência de ensino realizada no 3.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa na modalidade de investigação baseada em design. A recolha de dados realizou-se em contexto educativo, através da observação participante, e envolvendo vários instrumentos: gravações vídeo, registos fotográficos, registos escritos dos alunos e notas de campo. A análise de dados é centrada na análise de conteúdo do momento de discussão coletiva da tarefa. São analisadas as resoluções dos alunos relativamente ao processo de medir e as ações do professor e da investigadora, na condução daquele momento. Dos resultados, conclui-se que houve alterações no conhecimento dos alunos, tanto a nível conceptual como processual, embora continuem a existir algumas fragilidades no conhecimento conceptual. Destaca-se a discussão coletiva como momento facilitador dessas alterações, assim como as ações do professor e da investigadora, como contributos para a aprendizagem.