Browsing by Author "Serra, Ana Cristina Rodrigues Fernandes"
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- A elaboração dos Programas Educativos Individuais e suas implicações na Prática Pedagógica em contexto de sala de aulaPublication . Serra, Ana Cristina Rodrigues Fernandes; Leite, TeresaO presente estudo pretende perceber quais os procedimentos e critérios utilizados na elaboração do Programa Educativo Individual (PEI) com a medida educativa Adequações Curriculares Individuais (ACI), como é implementado em contexto de sala de aula e se é usado como um instrumento orientador e dinâmico, devidamente ajustado ao processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. O estudo compreendeu a participação de três professoras titulares de turma do 1º ciclo de diferentes Agrupamentos e as respetivas turmas, com incidência em três alunos com a medida educativa ACI e respetivos PEI, reportando para um estudo de caso múltiplo. Como técnicas de recolha de dados, foram utilizadas a análise documental dos PEI e ACI, as entrevistas semiestruturadas aos professores titulares de turma, e ainda a observação não participante e sistemática em contexto de sala de aula. Após a análise de conteúdo dos dados, procedeu-se à triangulação das fontes e técnicas para a validação dos resultados. Como conclusão, o estudo aponta para a aceitação da inclusão pelos docentes, sendo esta percebida sobretudo como um processo de socialização e remete a diferenciação curricular para o ensino das áreas académicas, com enfoque no trabalho diferenciado e na adaptação do currículo comum. Para as docentes, o PEI é um guia de suporte à intervenção, dinâmico mas pouco funcional. Na elaboração do PEI constataram-se procedimentos diferenciados, sendo referida a escassez de tempo para reunião da equipa como um constrangimento a este processo. As ACI foram efetuadas ao nível das áreas curriculares, das estratégias, dos objetivos, dos conteúdos e ao nível do espaço e tempo. Constatou-se que, apesar de os professores utilizarem prioritariamente o modelo transmissivo na sala de aula, se começa a assistir à introdução de outro tipo de estratégias e atividades mais orientadas para dar resposta à diversidade dos alunos, remetendo para práticas mais inclusivas.