Browsing by Author "Serafim, Filipa Lopes Reis"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O ensino do estudo do meio: conceções de professores do 1.º CEBPublication . Serafim, Filipa Lopes Reis; Dias, AlfredoO relatório final que se segue surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. Nele será apresentada, em primeiro lugar, uma descrição sumária e uma reflexão sobre as duas práticas de ensino supervisionadas no âmbito do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e, em segundo lugar, será desenvolvido um estudo de caráter investigativo. O estudo, denominado O ensino do Estudo do Meio: conceções de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo analisar as conceções dos professores sobre a importância do Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico e quais as práticas pedagógicas que consideram facilitadoras da aprendizagem dos alunos, na perspetiva do desenvolvimento de competências. Deste modo definiram-se os seguintes objetivos gerais: i) conhecer a opinião dos professores sobre a importância do ensino do Estudo do Meio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico; e ii) identificar as estratégias que os professores consideram eficazes e facilitadoras da aprendizagem no ensino do Estudo do Meio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No estudo participaram 8 docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A natureza do estudo foi unicamente qualitativa, sendo a recolha da informação realizada através de entrevistas semiestruturadas, e o tratamento e análise dos dados concretizado com recurso a esquemas-conceptuais a partir das categorias definidas à posteriori. Os resultados obtidos permitem-nos, por um lado, concluir que a grande maioria dos professores entrevistados depositam muita importância no ensino do Estudo do Meio, da mesma forma que, pela perspetiva dos professores, podemos concluir que é a área de eleição para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por outro lado, ainda podemos acrescentar que a partir do Estudo do Meio há uma grande referência, por parte dos professores, à importância de valorizar uma gestão integrada do currículo.