Browsing by Author "Sequeira, Bruna Rafaela Afonso"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Implementação de uma sequência didática centrada na reportagem-vídeo no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Sequeira, Bruna Rafaela Afonso; Cardoso, AdrianaO presente relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira descreve e analisa as práticas da Prática de Ensino Supervisionada II, relativas ao 1.º e 2.º Ciclo, enquanto a segunda apresenta um estudo empírico realizado no contexto do 2º Ciclo do Ensino Básico. O tema do estudo centra-se na implementação de uma sequência didática centrada no género reportagem-vídeo. Esta temática surgiu no contexto de candidatura ao concurso “Repórter XS” da RTP2, em parceria com a Rede de Bibliotecas Nacional. O estudo apresentado segue uma abordagem qualitativa, complementada por dados quantitativos, e recorre a técnicas como a observação participante, a pesquisa documental e a análise das produções dos alunos. A sequência didática proporcionou uma abordagem estruturada e sequencial do género reportagem-vídeo, permitindo a progressão das aprendizagens e o desenvolvimento de competências ao longo do processo. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na sequência didática possibilitou a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e o trabalho em equipa dos alunos. A análise das produções dos alunos e as avaliações dos estudantes e da diretora de turma corroboraram os resultados positivos do estudo, evidenciando o impacto da sequência didática no desenvolvimento integrado de competências de planificação, produção e avaliação do género reportagem-vídeo. No entanto, foram identificados alguns desafios, como a escassez de tempo para projetos estruturados e o desinteresse de alguns alunos. Apesar destes obstáculos, o estudo destaca a importância de promover a articulação e contextualização do currículo por meio de estratégias metodológicas que beneficiem da presença das Tecnologias de Informação e Comunicação.