Browsing by Author "Santos, Raquel Pedra Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Utilização de estratégias de ensino diferenciado nas aulas de formação musical, em escolas de ensino especializado de música, como resposta às necessidades de cada alunoPublication . Santos, Raquel Pedra Sousa; Cardoso, FranciscoResumo I (Prática Pedagógica) - O estágio descrito neste relatório realizou-se na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, durante o ano lectivo de 2018/2019. Neste contexto, foram leccionadas três turmas de ciclos de ensino diferentes: uma turma de Iniciação Musical, uma de 3º grau e uma de 6º grau. No início do ano lectivo foram elaborados planos anuais e trimestrais para cada uma das turmas, de forma a programar os objectivos a alcançar para cada grau assim como o repertório a utilizar. Também foram realizados planos específicos para cada uma das aulas; estes incluíram as actividades a realizar e os recursos necessários. Ao longo do ano foram gravadas três aulas de cada uma das turmas. A observação e análise da minha prática pedagógica, assim como o feedback que fui recebendo do professor de Didáctica do Ensino Especializado, permitiram-me reflectir sobre vários aspectos a melhorar. Grande parte desses aspectos está relacionado com a planificação das aulas, a preparação do repertório, o feedback. Durante este ano lectivo foi feito um esforço no sentido de melhorar estes aspectos, no entanto ainda não foi possível implementar todas as mudanças. Contudo, esta reflexão é um bom ponto de partida para o planeamento do próximo ano e, acima de tudo, um exemplo da postura que deve fazer parte da minha actividade enquanto docente.