Browsing by Author "Santos, Pedro"
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- Criação e desenvolvimento de novos produtosPublication . Santos, Pedro; Damião, JoséEsta dissertação final, elaborada no âmbito da parte não escolar do Mestrado em Gestão e Empreendedorismo pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, aborda o tema «New Product Development». Como é do conhecimento de muitos discentes das ciências económicas, esta é uma área em grande expansão ao longo dos últimos anos. Para aprofundar este tema, temos que o estudar como um processo que engloba várias outras vertentes e, como tal, esta dissertação faz um levantamento da literatura académica sobre os assuntos mais importantes relacionados com o lançamento de um novo produto. Ao longo deste trabalho, irão ser discutidos temas como o ciclo de vida de um produto e o Marketing, relacionando estes mesmos com a estratégia ideal para cada situação ou produto. É de grande importância analisar também modelos como o Business Model Canvas de Osterwalder, modelo este que nos ajuda a conciliar os diversos aspectos a ter em conta na criação e desenvolvimento de um produto. Além dos já referidos, este trabalho dedica-se também a outros tópicos de grande importância para o empreendedorismo, como o estudo dos ambientes interno e externo (através de diversas análises), a nova tendência de co-criação de valor e a utilização de business plans e balanced scorecards. Foram também realizadas entrevistas a diversas pessoas envolvidas profissionalmente na criação e/ou desenvolvimento de produtos, de forma a retirar conclusões pertinentes sobre o tema em questão.
- Improvement of DC microgrid voltage regulation based on bidirectional intelligent charging systemsPublication . Santos, Pedro; Fonte, Pedro M; Luís, RicardoIn several cities, there are existing DC tram/subway grids. These existing grids in some cases cover a big part of the city and create the opportunity to install EV charging infrastructures. Such implementation could be built in order to contribute to the DC grid stability, enhancing the DC grid voltage regulation, through vehicle-to-tram concept. This can be reached with bidirectional DC/DC converters which enable energy transfer from vehicles to the DC grid to support such starts. Hereafter, the energy may flow normally from the grid to the vehicles. However, these improvements come with certain challenges in terms of power conversion, voltage regulation, grid coordination and intelligence. This paper defines the design principles of a tram DC-microgrid, which enables fast-charging, supported by fuzzy controllers that follow dynamically the overhead line voltages and the charging/discharging conditions of the proposed EV charging infrastructure. A discussion and conclusion about the practical applicability of the tram DC microgrid and its the complementarity with the EV charging infrastructure are demonstrated evaluating the results of DCmicrogrid voltage regulation with the proposed methodology.