Browsing by Author "Santos, Natacha Alexandra Ramos dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infânciaPublication . Santos, Natacha Alexandra Ramos dos; Rosa, ManuelaIntitulado A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infância, este relatório visa ilustrar e fundamentar, de forma reflexiva, a minha Prática Pedagógica Supervisionada em valência de creche e em valência de Jardim-de-Infância. A prática pedagógica em Creche durou cerca de 6 semanas, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, com crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos. A prática pedagógica em JI teve uma duração de cerca de 3 meses, numa instituição particular, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, sendo ambas as instituições pertencentes ao concelho de Cascais. O presente relatório contempla uma análise fundamentada da minha prática, bem como, uma investigação e análise acerca da problemática da PPS, desenvolvida em JI – A Afirmação da Autonomia das crianças e o seu impacto na gestão do grupo. As dificuldades sentidas na gestão do grupo de crianças perante comportamentos de oposição, ou de falta de concentração nos diferentes momentos da rotina foram a génese desta investigação. A abordagem a esta problemática é realizada através de um quadro conceptual com base na necessidade de autonomia das crianças e de como a organização do espaço, do tempo e até as propostas de atividades podem influenciar o comportamento das crianças. Assim, foram delineadas ao longo da intervenção algumas intenções, como a partilha de controlo, o esclarecimento de algumas regras e limites, bem como, algumas estratégias para os diferentes momentos da rotina, de forma a auxiliar-me na regulação do grupo de crianças. De uma forma global, os objetivos desta problemática foram alcançados, uma vez que as estratégias delineadas auxiliaram-me na gestão e regulação do grupo de crianças, diminuindo, significativamente, as minhas dificuldades. Contudo, estas estratégias foram pensadas para o grupo de crianças em causa, pelo que podem, ou não, resultar com outro grupo de crianças. Desta forma, este relatório poderá servir como um incentivo à reflexão para profissionais ou futuros profissionais de Educação Pré-escolar.