Browsing by Author "Santos, Maria Elena Asuncion Teixeira dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância da prática no processo de aprendizagem do instrumentoPublication . Santos, Maria Elena Asuncion Teixeira dos; Inácio, Nuno; Ferreira, BrunoResumo I (Prática Pedagógica) - O Estágio do Ensino Especializado decorreu no Conservatório Regional de Castelo Branco e foi realizado em exercício como docente, sendo que os três alunos inseridos na realização do estágio correspondem, cada um, a um dos diferentes níveis do ensino especializado da música. O aluno A frequenta a iniciação, o aluno B frequenta o ensino básico e o aluno C frequenta o ensino secundário. O trabalho desenvolvido ao longo do estágio foi estabelecido de acordo com o programa de flauta transversal em vigor no CRCB e tendo em conta as planificações anuais dos alunos. Contou com a colaboração do professor cooperante, o professor Bruno Ferreira e orientação e supervisão do professor orientador de estágio, o professor Nuno Inácio. Todo o trabalho desenvolvido procurou corresponder às exigências, capacidades e aptidões de cada aluno, além de acompanhá-los na aquisição dos conhecimentos relativos à flauta transversal, respeitando o ritmo de aprendizagem e capacidade de trabalho de cada aluno. No relatório foi feito um enquadramento da prática docente onde se apresentam a caracterização da escola e dos alunos. São descritas e aprofundadas as práticas educativas desenvolvidas ao longo do estágio, como também as abordagens e trabalho individual feito com cada aluno, evidenciando aspetos que poderão contribuir para desenvolver uma melhor prática pedagógica. Uma vez que se tratam de alunos com níveis de aprendizagem e maturidade completamente diferentes, procurou-se adequar os objetivos propostos com os objetivos específicos a atingir. Foi feita uma reflexão e pensamento crítico de toda a prática pedagógica e postura dentro e fora da sala de aula, onde permitiu refletir sobre uma variedade de aspetos importantes para melhorar o meu desempenho pedagógico.