Browsing by Author "Santos, Catarina Maria Correia dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de leitura contributo para a monitorização da compreensão leitora no 1.º e 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Catarina Maria Correia dos; Gonçalves, CarolinaNo presente relatório, pretende-se caracterizar, analisar e refletir sobre o período de Prática de Ensino Supervisionada II (PES) realizada numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e numa turma de 6.º ano do 2.º CEB. Para além disso, apresentar também a investigação elaborada nesse período. A problemática investigada surgiu no âmbito das fragilidades e necessidades dos alunos relativamente à compreensão leitora. Assim, surgiram questões na definição do paradigma, designadamente: Que perceções têm os alunos do 1.º e 2.º CEB perante a leitura? e Que estratégias implementar face às dificuldades dos alunos perante a compreensão leitora?. Considerando a leitura como o um domínio importante para a evolução do ser humano, tornou-se pertinente realizar uma investigação centrada na avaliação do uso e monitorização de estratégias de leitura na compreensão leitora. Face ao objeto de estudo, colocou-se a seguinte questão: De que forma o uso de estratégias de leitura no 1.º e 2.º CEB contribui para a monitorização da compreensão leitora? Com esta investigação pretendeu-se: (i) desenvolver as competências inerentes à compreensão leitora e (ii) avaliar o impacto do uso de estratégias de leitura na monitorização da compreensão. Os resultados do estudo foram analisados e obtidos através da aplicação de um inquérito por questionário, aplicado antes e depois da intervenção, assim como nos dados obtidos através do período de intervenção, em ambos os ciclos. Analisados os dados, assumiu-se uma evolução significativa nas conceções dos alunos nas e práticas de leitura.