Browsing by Author "Santos, Carolina Sofia Renda dos"
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- O trabalho de projeto na aprendizagem dos fluxos migratórios: uma experiência interdisciplinar com alunos do 4.º anoPublication . Santos, Carolina Sofia Renda dos; Tempera, TiagoO presente relatório final desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O estudo, intitulado O trabalho de projeto na aprendizagem dos fluxos migratórios: uma experiência interdisciplinar com alunos do 4.º ano, foi desenvolvido com alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, definindo-se como problemática: De que forma um trabalho de projeto interdisciplinar pode contribuir para a aquisição de conhecimentos relativos aos fluxos migratórios? De forma a dar resposta à problemática definiram-se como objetivos específicos da presente investigação (i) caracterizar os conhecimentos dos alunos antes e depois da Metodologia de Trabalho de Projeto; (ii) analisar o processo de trabalho dos alunos segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto; e, (iii) identificar os contributos que o trabalho de projeto interdisciplinar tem para o conhecimento dos alunos. Levando em consideração os objetivos supracitados, localizou-se o estudo no paradigma interpretativo, pelo que se optou por uma metodologia de cariz qualitativo, tratando-se o desenho da investigação de um estudo de caso único observacional. A observação participante foi a principal técnica de recolha de dados, triangulada com análise de conteúdo de documentos produzidos pelos alunos, notas de campo sobre conversas informais com os alunos, e uma entrevista realizada em grupo focal aos alunos. Os resultados do estudo permitiram verificar que a interdisciplinaridade na metodologia de trabalho de projeto contribui para a aquisição de conhecimentos científicos relativamente aos fluxos migratórios por parte dos alunos, e contribui para o desenvolvimento de competências tais como a autonomia, a recolha e tratamento de informação, o saber trabalhar em grupo, colaboração, tomada de decisão negociada, e o espírito de iniciativa e criatividade.