Browsing by Author "Santos, Andreia Vanessa Coimbra dos"
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- Aprender História e Geografia para quê? Representações dos alunos sobre os (pré)conceitos de História e GeografiaPublication . Santos, Andreia Vanessa Coimbra dos; Dias, AlfredoO presente Relatório insere-se na Unidade Curricular Prática do Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, frequentada no ano letivo de 2017/2018. A atribuição de significado às aprendizagens realizadas é algo fundamental para um processo de ensino e aprendizagem integral, mas nem sempre fácil. A necessidade de aprender e trabalhar áreas como o Português ou Matemática é claro para as crianças, entendendo-se, de forma simples, a sua utilidade para o seu dia-a-dia e para o seu futuro. No entanto, quando se aborda a utilidade da aprendizagem de conteúdos relacionados com História e Geografia as respostas, por parte dos alunos, não são tão imediatas nem seguras. Deste modo, importa, por um lado, identificar e analisar as conceções que os alunos possuem acerca da História e da Geografia, que utilidades atribuem às aprendizagens destas duas áreas do saber e, de que modo, estas duas áreas do saber podem ser trabalhadas nos primeiros anos de escolaridade, tendo em vista a promoção de aprendizagens significativas, seguindo um processo de evolução ao longo dos vários ciclos de ensino. A ideia do desenvolvimento de competências histórico-geográficas, essenciais para a vida em sociedade, é algo ainda em processo de crescimento, bem como a clarificação dos conceitos de História e Geografia, por parte dos alunos do 2.º CEB. No entanto, defende-se que estes dois aspetos são cruciais para uma maior valorização destas duas áreas, tão essenciais para o desenvolvimento de futuros cidadãos. Os resultados do estudo realizado, que emergiu das práticas realizadas, apontam no sentido de uma mudança na abordagem e trabalho realizado no âmbito da História e Geografia, logo desde os primeiros anos de escolarização, de forma a contrariar a ausência de significados atribuídos à aprendizagem destas áreas do saber.