Browsing by Author "Santos, Ana Rita Lopes dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perspetivas de professores, pais e alunos sobre a prática dos trabalhos para casaPublication . Santos, Ana Rita Lopes dos; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosO presente relatório desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do 2.° ano do mestrado em Ensino do 1.° e 2.° Ciclo do Ensino Básico tem como principal objetivo a análise e reflexão de toda a intervenção pedagógica. Deste modo, e, centrando-se na prática de 1.° ciclo, este documento descreve de forma reflexiva todos os processos de aprendizagem realizados durante 10 semanas desde a avaliação diagnóstica, através da qual se definiram os objetivos gerais de intervenção, a prática educativa e a avaliação final relativa a todo este processo. A intervenção educativa decorreu numa instituição pertencente à rede pública de escolas, situada na área de Lisboa. No contexto da Prática de Ensino Supervisionada desenvolveu-se uma investigação relacionada com o tema: Perspetivas de Professores, Pais e Alunos sobre a Prática dos Trabalhos para Casa, com a finalidade de estudar as perceções que estes atores sociais têm acerca dos TPC. Tendo em conta o objeto de estudo recorreu-se a uma metodologia de natureza mista com recurso a uma abordagem qualitativa e quantitativa. Para a concretização deste estudo foram recolhidos dados no contexto da prática de ensino, solicitando-se para tal a participação de professores, pais e alunos. Para analisar os dados obtidos através da aplicação de questionários recorreu-se ao programa SPSS, possibilitando o estabelecimento de relações entre as perspetivas dos vários intervenientes do estudo. O presente estudo assume um caráter exploratório. A análise dos dados permitem considerar que os TPC fazem parte das rotinas dos alunos e das suas famílias, que se envolvem na realização das tarefas propostas pelos professores para TPC. Os professores indicam que a principal função dos TPC é a de contribuir para a consolidação das aprendizagens e desenvolver competências de autonomia e responsabilidade. Ao contrário do que muitos autores defendem, os alunos deste estudo referem que os TPC não prejudicam o tempo disponível para a prática de outras atividades.