Browsing by Author "Santos, Ana Marta Marques dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os tempos em educação de infânciaPublication . Santos, Ana Marta Marques dos; Rosa, ManuelaEnquadrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), o presente relatório aborda, de forma reflexiva e fundamentada, todo o processo por mim vivido durante três meses em contexto de jardim de infância com um grupo de dez crianças com idades compreendidas entre os 4 e 6 anos, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS). Partindo da caraterização e intenções para a ação, identifiquei os tempos de transição como a problemática, pois senti uma fragilidade em dinamizar as transições. Os momentos de transição têm intrínseco a organização dos diversos momentos, ou seja, a gestão da rotina diária. As rotinas são minuciosamente planeadas, assim como devem ser também as transições. Isto porque, quando as crianças mudam de uma atividade para outra podem desorientar-se se não souberem o que vão fazer e aquilo que se espera delas. A organização de uma rotina consistente e repetitiva permite que as crianças sejam autónomas e se sintam seguras, pois estas começam a prever os diversos momentos que se vão seguindo diariamente. Desta forma, considerei que tinha de aprofundar este tema, realizando um estudo enquadrado na lógica da metodologia da investigação-ação. Equacionei a questão desencadeadora da seguinte forma: Que estratégias pode o educador desenvolver no sentido de antecipar os vários momentos da rotina diária e assim proporcionar bons momento de transição? Este estudo contempla uma revisão de literatura, fazendo referência aos conceitos e fundamentos teóricos inerentes, articulada à experiência vivida no contexto educativo. Por último, analiso a construção e o desenvolvimento da profissionalidade docente, identificando os aspetos que a PPS me proporcionou.