Browsing by Author "Santos, Ana Catarina Granado Rebelo dos"
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- Cálculo mental com números racionais não negativos: um estudo sobre as estratégias utilizadas por alunos do 4.º ano de escolaridadePublication . Santos, Ana Catarina Granado Rebelo dos; Veloso, GraciosaO presente relatório foi elaborado como parte constituinte da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.ºCiclo do Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento, de caracter reflexivo e fundamentado, sintetiza o percurso formativo e a prática pedagógica desenvolvida ao longo da intervenção. Neste relatório, apresentam-se sumariadas as experiências intrínsecas à prática educativa e ao processo de ensino e aprendizagem, destacando-se as dificuldades sentidas ao longo do período de estágio e as estratégias utilizadas para colmatar essas dificuldades, de forma contextualizada e fundamentada. Apresenta-se ainda um estudo realizado no âmbito da Matemática, que incide, nomeadamente, na análise das estratégias de cálculo mental com números racionais não negativos evidenciadas pelos alunos no 4.ºano de escolaridade, atendendo ao modo como estas evoluem. Com efeito, este estudo pretende responder a questões como (i) Que estratégias de cálculo evidenciam os alunos nas respostas às tiras de cálculo mental?; (ii) Quais as dificuldades que os alunos evidenciam na escolha de estratégias de cálculo mental com números racionais não negativos?. Em termos metodológicos, optou-se por uma metodologia qualificativa de investigação e pela realização de dois estudos de caso cujo foco foi a análise das produções de dois alunos da turma. Foram ainda analisadas, de modo geral, as tiras de cálculo mental realizadas pela turma, numa perspetiva evolutiva. Os métodos de observação foram a recolha participante, entrevistas e recolha documental. A análise dos dados permite verificar que a partilha de ideias e discussão de resultados das tarefas propostas contribuíram para o apuramento do sentido de número dos alunos. Gradualmente, os alunos apropriaram-se de novas estratégias, progredindo na sua competência de operacionalização com números racionais não negativos.