Browsing by Author "Santos, Ana Carolina"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Marketing : a (ir)racionalidade dos consumidores, numa perspetiva empreendedoraPublication . Santos, Ana Carolina; Nunes, Carlos Manuel da Silva; Ferro, Maria JoãoOs estudos sobre marketing e empreendedorismo, ao longo dos anos, têm sido abordados e realizados por diversos autores mas sem uma ligação directa, entre si. Assim é proposta, desta dissertação, permitir relacioná-los de forma a perceber como é que o marketing, ao ser devidamente implementado, pode auxiliar na atividade do empreendedor, de modo a alcançar uma vantagem competitiva sustentável. E, tão ou mais importante, permitir que o empreendedor supere a fase inicial, na qual a mortalidade empresarial é elevada. Relacionado ainda com a temática do marketing, o comportamento do consumidor e o seu processo de tomada de decisão são temas amplamente abordados ao longo do tempo, não só pelos profissionais de marketing, como pelos economistas relativamente ao estudo da racionalidade dos consumidores no momento da compra. A racionalidade tem vindo a ser discutida pelos vários especialistas da área da economia e da psicologia, e questionada, essencialmente, na temática da economia comportamental. Neste trabalho pretende-se abordar alguns destes conceitos, relacionados com as várias opiniões de autores que desenvolvem investigação nestas áreas, para tentar perceber, então, o que está em causa nos indivíduos no momento da compra, e tentar responder às questões: será que os consumidores são racionais no momento da compra dos seus produtos, ou serão irracionais? Será que é o Marketing a funcionar no momento em que os indivíduos estão a adquirir os seus produtos ou serviços? E sendo a resposta positiva, pode o empreendedor utilizar essa “função” do Marketing para seu proveito? No decorrer deste trabalho serão abordadas estas problemáticas, apresentando e analisando inquéritos, por questionário, realizados a indivíduos, com o propósito de entender duas temáticas: a racionalidade/irracionalidade do consumidor na compra de produtos e como é que o marketing e as suas ferramentas podem auxiliar o empreendedor no seu negócio, aprofundando o conceito de chamariz (decoy).
- The interplay between HPV, other sexually transmissible infections and genital microbiome on cervical microenvironment (MicroCervixHPV study)Publication . Gonçalves-Nobre, J. Guilherme; Matos, Andreia; Carreira, Mariana; Santos, Ana Carolina; Veiga, Luisa; Ginete, Catarina; Brito, Miguel; Pires, Marina; Pereira, Hermínia; Cardoso, Carlos; Bicho, Manuel; Bicho, Maria ClaraBackground: The importance of Cervicovaginal Microbiota in protecting against infections (such as HPV) is already well established, namely through Lactobacillus spp., as well as the mechanism through which HPV leads to Cervical Neoplasia. However, it is not possible to classify HPV as a complete carcinogen. Thus, the importance of exploring Cervicovaginal dysbiosis to decipher this interaction with HPV takes on greater relevance. The main objectives of this study were: 1) Comparison of the MCV composition of women with or without HPV and women with ASCUS or LSIL; 2) Characterization of cytokines present in the vaginal microenvironment; 3) Evaluation of the blood count ratios as prognostic systemic inflammatory biomarkers; 4) Correlation between MCV, HPV serotypes, and cytokines. Methods: This was a retrospective, observational, multicenter, cross-sectional study. CVM analysis was performed by isolation RNA and sequencing on a NGS platform. Cytokine concentrations of CVM were obtained through the Multiplex platform. Statistical analysis was performed in SPSS v 26.0. An α of 0.05 was considered statistically significant. Results: Highlighting the core of the study, CVM types of CST I and CST IV were found to influence the emergence of cervical lesions. The neutrophil-to-lymphocyte ratio was found to impact the prognosis of ASCUS. Within CVM, Lactobacillus prevents the growth of other CST IV species, while the latter express symbiotic relationships with each other and show affinity for specific HPV serotypes. At last, RANTES chemokine is significantly elevated in cervicovaginal infections. Conclusion: The importance of using vaginal cytokine profiles and CVM is highlighted in the hypothesis of prevention of Cervical Neoplasia development, as well as in its use as a prognostic biomarker. Taken together, these insights are one step closer to personalized medicine.