Browsing by Author "Santos, Ana Beatriz Sadio dos"
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- Respostas às necessidades das crianças nos tempos de componente não letivaPublication . Santos, Ana Beatriz Sadio dos; Toledo, LeonorO presente relatório está enquadrado na Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este ilustra o caminho percorrido, visando uma análise crítica, reflexiva e fundamentada da prática pedagógica e a investigação desenvolvida. A PPS decorreu entre outubro e fevereiro de 2023, num Jardim de Infância (JI) da rede pública, em Lisboa. O grupo que integrei contava com 25 crianças, com idades entre os 2 e os 6 anos. Inicialmente, será exposta uma caracterização do contexto educativo, seguindo-se as intencionalidades pedagógicas que orientaram a minha ação, além da avaliação da sua concretização. Seguidamente, fruto das observações, surgiu a problemática da investigação: De que forma posicionam-se, responsivamente, os/as educadores/as do ensino público, tendo em conta as políticas públicas e as necessidades das crianças nos tempos de componente não letiva? Na revisão da literatura defini e relacionei os conceitos educar e cuidar, o momento da sesta, o momento da refeição, bem como o papel do educador. A investigação é de natureza qualitativa, sendo um estudo de caso. Nas análises articulei as observações e as entrevistas de cinco educadoras de JI públicos sobre as necessidades dos seus grupos nos momentos de componente não letiva do sono e alimentação. A investigação realça a importância das necessidade de cada criança, individualmente, e reflete sobre os desafios dessa atuação em contexto coletivo e público. Além disso, discute a necessidade de refletir sobre o papel do adulto, quando não acompanha o seu grupo durante a alimentação e não está autorizado a estabelecer um momento da rotina para a sesta às crianças que ainda necessitam. As principais conclusões do estudo recaem sobre alguma frustração pelos profissionais da educação relativamente às decisões políticas que põe em causa as suas respostas pedagógicas. Contudo, estes procuram estratégias: áreas calmas na sala, a presença de colchões, mantas e/ou almofadas, chegando a prescindir das suas horas de almoço para acompanharem o grupo.