Browsing by Author "Sampaio, Maria Teresa Brito Chedas de"
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- A utilização de textos não convencionais no ensino das ciências da natureza: a sua eficácia na aprendizagemPublication . Sampaio, Maria Teresa Brito Chedas de; Almeida, AntónioNo 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), os tempos letivos podem ser geridos de forma a potenciar aprendizagens significativas. A seleção de uma área curricular para aprendizagem de outros conteúdos ou desenvolvimento de competências é uma possibilidade que pode ser considerada pelos professores deste nível de ensino. Sendo o Português uma área facilitadora do ensino das ciências, a professora- -investigadora optou por iniciar um estudo de investigação, adotando uma metodologia integradora, na qual se procurou relacionar o Português com o Estudo do Meio. A investigação teve assim como objetivo compreender se a utilização de textos convencionais e não convencionais contribui de facto para a aprendizagem das ciências naturais. O texto convencional é elaborado de acordo com uma estrutura macroposicional específica, e, por sua vez, o texto não convencional caracteriza-se por combinar e integrar géneros textuais diferentes de formas diversificadas e inovadoras. Na turma de 4.º ano de escolaridade da professora-investigadora, foram implementadas sequências de atividades, integrando a leitura e interpretação de textos convencionais e não convencionais. A qualidade da interpretação textual e a aquisição de conhecimentos foi avaliada através de grelhas de correção de fichas formativas, segundo a Taxonomia da Compreensão Leitora de Català et al. (2001), e através de uma grelha de correção da ficha sumativa. Concluiu-se que os resultados dos alunos ao nível da interpretação textual e da aquisição do conhecimento científico variam de acordo com os temas programáticos. Já a utilização de textos convencionais e não convencionais não foi relevante para as dimensões referidas, dado que os resultados dos alunos não se alteraram significativamente em função do tipo de texto utilizado. Todavia, verificou-se que é possível promover a aquisição de conhecimento científico através da leitura e exploração de textos convencionais e não convencionais, sendo que se considera que estes tipos de textos se complementam. Considera-se assim que a exploração em simultâneo dos textos convencionais e não convencionais pode beneficiar o processo de ensino-aprendizagem.