Browsing by Author "Sampaio, Ana Rita Brito Chedas de"
Results Per Page
Sort Options
- Um percurso para o desenvolvimento de competências ortográficas e linguísticas: ditado cooperativoPublication . Sampaio, Ana Rita Brito Chedas de; Sousa, Otília deEste relatório desenvolve-se no contexto da Prática de Ensino Supervisionada II, estando dividido em duas partes. Na primeira parte, descreve-se e analisa-se reflexivamente as duas práticas desenvolvidas em 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (CEB). Apresenta-se, igualmente, uma análise comparativa entre as duas práticas. Na segunda parte, apresenta-se o estudo subordinado ao tema Um percurso para o desenvolvimento de competências ortográficas e linguísticas: cooperativo. Foi finalidade deste estudo perceber qual o impacto do ditado cooperativo no ensino e aprendizagem da ortografia, tendo em conta os casos das homófonas / em posição final de palavra, homófonas nasais antes de
/ e nos restantes contextos e homófonas <ão>/ em posição final de palavra. A amostra do estudo foi constituída por um grupo de 24 alunos do 2.º ano. Para concretizar este estudo de caráter misto, aproximado do Design-based research, realizou-se o levantamento e análise das conceções dos alunos acerca do ditado e do trabalho sobre o erro antes e após a intervenção. Para selecionar os casos ortográficos a trabalhar aquando da intervenção, procedeu-se a uma diagnose acerca dos conhecimentos ortográficos dos alunos, efetivada pelo levantamento e análise de erros ortográficos de duas produções escritas de cada aluno. Para esta análise foi mobilizada estatística inferencial e descritiva. Então, implementaram-se sete ditados metalinguísticos, tendo-se gravado em áudio as interações de pares de trabalho em momento de resolução dos desafios ortográficos, as quais foram devidamente analisadas. No final do ensino e aprendizagem de cada caso ortográfico selecionado, aplicaram-se fichas de verificação e, no final da intervenção, um ditado de frases. Os resultados foram analisados com estatística inferencial e descritiva. Com a análise dos dados recolhidos, verificou-se que os ditados metalinguísticos podem conduzir a um ensino e aprendizagem da ortografia efetivos e motivadores, assentes em aprendizagem cooperativa.